quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Teoria das vantagens comparativas

2) Neste gráfico é uma solução injusta porque se verifica que um dos países (Europa) se situa fora do intervalo (0,5 (isto é, ½) a 0,75 (isto é, ¾)). Pois a Europa recuou em relação á sua fronteira de possibilidade de produção. Isto porque reduziu a possibilidade de consumo.
Trata-se de uma solução que não interessa à Europa, porque foi remetida para um ponto interior á sua fronteira de possibilidades de produção. Verifica-se que nesta situação o preço dos alimentos relativamente ao vestuário é 1(2.000/2.00001),encontrando-se fora do intervalo referido

II

Na teoria das vantagens comparativas o comercio internacional é vantajoso para ambos desde que o país produtor produza o que lhe seja mais rentável ex: o país A (Europa) produz um determinado produto que leva duas horas e o país B (América) leva três horas para produzir esse mesmo produto. Logo torna-se mais vantajoso que o produto seja produzidopm pelop país A.Na teoria das vantagens absolutas os dois países podem produzir o mesmo produto, mas quem o produz é o país que leva menos tempo a produsi-lo.

1 comentário:

José Neto disse...

Trata-se de uma solução que intererssa à Europa, porque foi remetida para um ponto interior à sua Fronteira de Possibilidades de Produção. Verifica-se que nesta situação o preço dos alimentos relativamente ao vestuário é 1 (porque 2.000/2.000=1), encontrando-se fora do intervalo referido.