terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Proteccionismo versus comércio livre

1) Proteccionismo pode ser defenido para proteger a economias de um país da concurrência externa, é a política do governo que o legitima a protecção das suas empresas e dos seus trabalhadores obrigando os produtos estrangeiros a pagar taxas alfândegarias.

2) As medidas do protecionismo consideradas menos «transparentes» estão, neste caso, os subsídios ás exportações, o «dumping» e a desvalorização da moeda.

3)O protecionismo pode justificar-se temporariamente no caso das " industrias nascentes " porque; as empresas inicialmente têm custos muitos elevados e para que o produto tenha alguma rentabilidade, é preciso muitas vezes praticar preços mais altos para justificar algum lucro. Se caso isso não acontecer a empresa pode não sobreviver.



4) Poderá ser considerádo comercio livre quando forem abolidos os direitos alfandegários. Com o comércio livre cada país passará a vender os seus produtos sem qualquer restrição nem controlo naquilo que exporta ou importa.

5)Quanto consumidora não tenho qualquer duvida em relaçãop ao protecionismo visto que, com estas proteções os consumidores ficam protegidosdaa má qualidade de alguns produtos e preços que muitas da vezes não justificam a qualidade.

Sem comentários: