sábado, 10 de novembro de 2007

Factores influenciadores

Preço:È o valor normalmente etribuído a um bem ou serviço.
Noção:Ter ideia, da representação real da meda (o quanto vale)
Factores que influenciam sua fornação(custos de produção e mecanismos de mercado).
Custos de produção: estão relacionados com o tipo de mão-de-obra empregada, disponibilidade dos equipamentos e distância dos centros de comercializaçãoconsiderando apenas o invastimento necessario.
Mecanismos de mercado:regula as respostas dadas às três questões base estudadas pela economia: "o quê", "o como" e "para quem" é produzido. No caso da resposta à questão "do quê" produzir, quando as famílias procuram mais de um bem significa que estão dispostas a pagar mais pela mesma quantidade fazendo com que o preço aumente , criando incentivos aos produtores para que estes afectem mais recursos produtivos para a produção deste mesmo bem. Quanto à resposta à questão "do com" produzir, também são os preços dos bens e dos factores produtivos que regulam as combinações e quantidades de cada factor produtivo utilizado na produção. Relativamente à resposta à questão "para quem" produzir, também são os preços dos diferentes factores produtivos que, juntamente com as quantidades detidas, determinam a repartição do rendimento e, portanto, o consumo de cada família.
Pelo referido antes, facilmente se conclui que o papel central do mecanismo de mercado cabe aos
preços
. De facto, é através dos preços que o mercado consegue compatibilizar os interesses antagónicos de produtores e consumidores.

Sem comentários: