sábado, 10 de novembro de 2007

História e tipos de moeda

Troca directa e troca indirecta
Troca directa: Quando a troca é feita; produto por produto.
Troca indirecta: Quando nas trocas intervém a moeda.
Moeda mercadoria: São mercadorias com determinado valor utilisando o bem de consumo, em simultâneo como moeda.As características que um bem deve apresentar para funcionar adequadamente como moeda são:
Divisibilidade
Durabilidade
Aceitabilidade geral
Reduzida procura não monetária
Prática de movimentar
Dificilmente falsificável
Moeda de papel: A moeda de papel surgiu pelo depósito de ouro nos cambistas, estes recebiam o ouro por parte das pessoas, e em troca emitiam-lhes recibos no respectivo valor do ouro depositado. Com o evoluir dos tempos foram surgindo novas ideias, foram dividindo os recibos em parcelas mais pequenas, e foi evoluindo até aos dias de hoje, que para alem de termos notas de papel também temos o chamado dinheiro de plástico, ( os cartões de multibanco e os cartões de crédito).
Moeda fiduciária: Depende de confiança, ou seja, moeda que tem aceitação obrigatória, porque tem confiança entre os agentes económicos.Eu aceito porque sei que os outros aceitam.
Papel moeda são as notas que utilizamos nos nossos dias.
Moeda escritural :são os cheques, os vales de correio e as letras bancárias.
Moeda electrónica quando utilizamos o computador para fazer-mos pagamentos ou transferências bancárias.
Conceito e funções da moeda
Conceito de moeda :Èum bem de aceitação universal, que serve de intermédio nas trocas.
TrêsFunções da moeda:

Meio de pagamento
: Serve nos actos de compra e venda. Esta função equivale à do meio intermediário das trocas, mas a ideia apenas vale num sentido muito geral, digamos, numa perspectiva que abarque toda a sociedade, e não quando tomada à letra.

Reserva de valor: Podem guardar-se produtos, designadamente quando constituem aplicação para grandes fundos poupados, como é o caso da propriedade imobiliária; assim como há quem converta os seus "dinheiros" em ouro, jóias ou coisas semelhantes, no intuito de os reservar para o futuro.

Unidade de cálculo: Nas famílias, nas empresas, nos departamentos públicos, nos transportes colectivos, etc., se efectuam cálculos em termos de moeda; a compra dos bens soma X euros; o custo de produção de certo equipamento cifra-se em Y euros,( o caulculo serve para prespretivarmos o futuro acerca do dinheiro investido ou bem investido).

Sem comentários: