sábado, 10 de novembro de 2007

hitoria e tipos de moeda 2

Regulamentação e funcionamento da actividade economicas

Evolução da moeda

Troca directa;quando a troca é feita produto por produto.

Troca indirecta;quando as trocas intervêm moeda(forma simbolica de pagamento).

Tipos de moeda

Moeda fiduciária: Do latim " Fiduciariu", significa que depende de confiança, ou seja, moeda que tem aceitação obrigatória, porque tem confiança entre os agentes económicos.Eu aceito porque sei que os outros aceitam.
Papel moeda; são as notas que utilizamos nos nossos dias.
Moeda escritural são os cheques, os vales de correio e as letras bancárias.
Moeda electrónica quando utilizamos o computador para fazer-mos pagamentos ou transferências bancárias(utilisação do cartão multibanco).

Conceito e funções da moeda
Conceito de moeda;moeda é um bem de aceitação universal, que serve de intermédio nas trocas.Funções da moedaAs três funções da moeda:
Meio de pagamento
Reserva de valor
Unidade de cálculo
Meio de pagamento: Serve nos actos de compra e venda. Diz-se por vezes, que esta função equivale à do meio intermediário das trocas.


Reserva de valor: Constitui aplicação para grandes fundos poupados, como é o caso da propriedade imobiliária,converção "dinheiro" em ouro, jóias ou coisas semelhantes, com o intuito de o reservar para o futuro.
Unidade de cálculo: Em todos os momentos, nas famílias, nas empresas, nos departamentos públicos, nos transportes colectivos, etc., efectuam-se cálculos em termos de moeda;na compra de bens em euros; o custo de produção de certo equipamento em euros, determinado percurso de táxi.Uma vez que o calculo das despesas , ão a peça fundamental para o bom funcionamento quer das familias , empresa ou estado , etc.








Agentes:Micro sujeito: Quando pensamos em uma unidade que desempenha uma função; ex. uma empresa, uma pessoa, uma família.Macro sujeito: Quando pensamos em várias unidades que desempenham a mesma função; ex. famílias, conjunto de empresas,etc.Fluxos:
Monetários: Fluxos expressos em moeda.
Reais: Fluxos expressos noutra unidade qualquer.

Economia aberta
Economia fechada
A economia fechada é uma economia que não tem relação com o exterior, já a economia aberta é uma economia com contacto exterior.
A nossa economia é uma economia aberta, e tendo-se verificado nestes últimos anos um grande aumento de importações e exportações.


Sem comentários: