quinta-feira, 15 de maio de 2008

Teste de Economia / Módulo 6

1) O critério de convergência que deixou de fazer sentido foi o da evolução da taxa de câmbio.



1.2)Na convergência nominal é cumprir os critérios de convergência estabelecidos no Tratado assinado pelos membros da UE. Convergência real consiste na aproximação do poder de compra.



2.1) Portugal em relação à UE dos 15 tem um fraco desenvolvimento, sendo o desenvolvimento de Portugal de 1,0% enquanto a UE dos 15 foi de 1,7%.



2.2) O desenvolvimento Português em relação à UE-25, Portugal teve um desenvolvimento de 1,0 enquanto a UE-25 teve um desenvolvimento de 1,8%, isto quer dizer que Portugal continua com um fraco desenvolvimento não conseguindo assim acompanhar o desenvolvimento do resto da UE.



2.3) Os três sectores de actividade que contribuíram para o crescimento do PIB português de 1999 a 2003 foram; construção, comercio restauração e hotéis, VAB.



2.4) A construção é o que me parece que está mais sujeito á crise global visto que, com o diminuição do poder de compra e com o aumento da taxa de juro e o aumento da inflação, este sector vai parar ou não vai desenvolver o tanto quanto devia.



3.1) A taxa de actividade de Portugal referente a 2003 é de 72,9% superior à UE dos 15 70% e a da UE-25 de 69,3%. Isto quer dizer que o desenvolvimento Português ao nível da educação, e de outros sectores é inferior ao resto da UE, havendo assim um grande nível de desemprego e pessoas não qualificadas.

3.2) O mnivel de habilitaçaõe é desfavoravel sendo que as pessoas com o 9ª de escolaridade é de 74% persetagem maior em relkação á UE-25 que é de 23.7%, as pessoas com o 12ª é de 13.8% para Portugal e para a UE é de 47.4%, eenquanto as pessoas com o nível de ensino superior é de 11.5% para Portugal e de 22,5 para a UE. O nivel de instrição Portuguesa é inferior ao resto da UE, havendo aassi um grande número de pessoas com um baixo90 nivel de escolaridade para Portugal.

3.3) O nível de habilitações dos 10 países que entraram recentemente para a UE com a média da UE-15. As pessoas com o 12 ano de esccolaridade para o UEdos 15 é de 13,2% e para a UE dos 25 é de 47,4% isto quer dizer que o nivel de instruçao é superior em relação á UE-15.

3.4) Industria transformadoraé outra fragilidade da economia Portuguesa.

Grupo II



1) Todos os dias falamos nos direitos humanos, mas o que consumimos tanto a nivel de vestuário como a nivel de calçado, tudo ou quase tudo é feito na China onde é utilisada a mão de obra barata ( infantil e por pessoas escravisadas que trabalham por um prato de). Todas as pessoas protestam em relação aos crimes praticados por Pequim mas acabamos por consumir tudo o que que diz made in China devido aos preços praticados pelos mesmos.

2) Para o futuro da industria Portuguesa temos que criar novos postos de trabalho, combater o trabalho ilagal, apostar mais na industria hoteleira devido á extenca area de costa (praias) que nós temos. Como temos um lnga história noa artesanato, apostar nele tambem seria uma boa
forma para apostar na industria portuguesa.

Sem comentários: